27 de outubro de 2014

Papa pede preparação mais exigente para o matrimónio


O Papa Francisco afirmou sábado aos peregrinos do movimento de Schöenstatt que se deslocaram ao Vaticano para comemorar os 100 anos da fundação do movimento que «a família cristã e o sacramento do matrimónio nunca foram tão atacados como agora, direta ou indiretamente», em virtude da cultura contemporânea da «cultura do deitar fora», ou relativismo. «Não se pode reduzir o sacramento do matrimónio a um rito social. O casamento é para sempre», lembrou, ressalvando «que na sociedade, hoje, é comum a cultura do provisório».

Neste âmbito, Francisco falou sobre a importância da preparação para o matrimónio, e, ao contrário dos bispos que, reunidos em Sínodo, afirmaram não ser conveniente «complicar os ciclos de formação», o Papa referiu que «a primeira coisa é não confundir casamento com festa, simplificando assim o rito». «Fazer o curso de preparação ao sacramento com duas aulas é um nosso pecado de omissão», completou o Santo Padre.

Neste sentido, Francisco afirmou ainda aos 7 mil peregrinos presentes na sala Paulo VI no Vaticano que a missão da Igreja é ajudar «corpo a corpo», não fazendo «proselitismo», mas acompanhando. «A Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração», disse, citando Bento XVI.

Questionado sobre o casamento e que conselho ele pode oferecer para aqueles que não se sentem bem-vindos na Igreja, o Papa Francisco destacou a necessidade dos sacerdotes ficarem perto de cada uma das ovelhas do seu rebanho «sem se escandalizarem com o que acontece dentro da família». Francisco contou que um bispo, durante o recente Sínodo sobre a família, perguntou se os padres estão conscientes do que as crianças sentem e os danos psicológicos causados ​​quando os seus pais se separam, observando ainda como, por vezes, o pai que se está a separar permanece a viver em casa a tempo parcial com as crianças, no que ele descreveu como uma «nova e totalmente destrutiva» forma de coabitação.

Texto e foto: Ricardo Perna

0 comentários:

Enviar um comentário