9 de outubro de 2014

Humanae Vitae «carece de praticidade» nos dias de hoje


Os trabalhos no Sínodo dos Bispos desta manhã abriram com o testemunho de Hermelinda e Arturo, um casal brasileiro responsável pelo Movimento das Equipas de Nossa Senhora no Brasil. «A abertura dos cônjuges à vida» foi o tema desta manhã, e o casal trouxe um testemunho não só da sua experiência enquanto casal, mas da experiência dos casais que fazem parte do movimento das equipas de Nossa Senhora no Brasil, e deixaram críticas não aos princípios defendidos pela Humanae Vitae, mas à sua aplicação prática, afirmando que é possível aplicar os princípios «orientados à transmissão da vida e ao serviço do amor conjugal» utilizando outros métodos que não os naturais.

O casal veio, assim, contradizer o que o cardeal André Vingt-Trois havia proferido momentos antes, na abertura dos trabalhos. O cardeal-arcebispo de Paris, D. André Vingt-Trois, lamentou que muitos casais católicos tenham perdido a noção de «pecado» no uso de contracetivos, rejeitados pelo magistério da Igreja.«Há casais que muitas vezes não julgam que o uso de métodos anticoncetivos seja um pecado e, como tal, tendem a não fazer disso uma matéria de Confissão e assim receber a Comunhão sem problemas», declarou o presidente da Conferência Episcopal Francesa, introduzindo a congregação geral desta manhã. «Muitos são os que têm dificuldade em compreender a diferença entre os métodos naturais de regulação da fertilidade e a contraceção», sustentou o cardeal Vingt-Trois, um dos três presidentes-delegados desta assembleia sinodal.

Na sua intervenção, o casal brasileiro começou por elogiar o «ato sexual», «querido e abençoado por Deus», e defendeu que «o prazer que dele decorre contribui para a alegria de viver e para a estruturação sadia da personalidade». «Os casais que fazem amor são os que expressam com o corpo o que lhes vai ao coração. Para chegar à harmonia, é preciso saber cultivar o desejo e até mesmo um erotismo sadio. É preciso continuar apaixonados e estar atentos um ao outro», defenderam Hermelinda e Arturo.

Ambos falaram da necessidade dos casais «quererem espaçar o nascimento dos filhos» e da opção não só pelos métodos naturais preconizados pela Igreja que muitos casais tomam. Temos de admitir sem medo que muitos casais católicos, mesmo os que procuram viver seriamente o seu matrimónio, não se sentem obrigados a usar apenas os métodos naturais», afirmou o casal, que adiantou que, «geralmente, não são questionados pelos confessores» sobres esta matéria.

O casal afirma que, apesar de os casais estarem «abertos à vida e rejeitarem o aborto», não percebem «nas pregações e atendimentos espirituais» dos sacerdotes a «insistência na doutrina da Humanae Vitae». Consideram, para além disso, que, «na cultura atual», os métodos naturais «carecem de praticidade». «Casais, principalmente jovens, vivem um ritmo de vida que não lhes permite praticar esses métodos, uma vez que exigem tempo para treino, e tempo é produto raro no mundo em que vivemos. E o pior: por ser superficialmente explicado e, por isso mesmo, mal utilizado, o método natural ganha a fama injusta de ser inseguro e assim muitas vezes ineficiente. Portanto, mais uma vez com sinceridade admitimos que não é seguido pela maioria dos casais católicos», referiu o casal aos bispos presentes na aula sinodal.

Por estas razões, os casais com os quais trabalham, «na sua maioria, não descartam o uso de outros métodos contracetivos» e não os consideram «um problema moral», até porque as relações continuam a ser «orientadas à transmissão da vida» e «ao serviço do amor conjugal». Por isso, o casal pediu aos bispos que se apressem «em dar aos padres e aos fiéis as grandes linhas de uma pedagogia pastoral que ajude a adotar e a observar os princípios acordados pela Humanae Vitae». «Se pelo menos os casais encontrassem luz e suporte junto ao clero já seria um grande alento! Muitas vezes os conselhos contraditórios só agravam sua confusão», observou o casal no final da sua intervenção.

Pode continuar a acompanhar todos os trabalhos do Sínodo em www.sinododafamilia.familiacrista.com

Texto: Ricardo Perna
Foto. News.va

0 comentários:

Enviar um comentário