8 de outubro de 2014

«Construir uma família exige um compromisso generoso de cônjuges»


O tema que vem hoje a debate no sínodo dos bispos, «Os desafios pastorais da família», foi marcado pelas palavras desta mulher: «Para nós, como um casal misto, este tema “os desafios pastorais da família no contexto da evangelização” aplica-se à nossa realidade. Um homem, muçulmano, e uma mulher, cristã católica, que se amam há mais de 52 anos e que continuam a amar-se hoje. Podem eles ser testemunhas do Evangelho para os seus filhos, amigos e para as suas comunidades religiosas diferentes?», questiona Jeannette Touré, que deu o seu testemunho perante a aula sinodal esta manhã.

A resposta a esta pergunta é dada a seguir com o testemunho de vida de mais de 52 anos de convivência na tolerância e no respeito mútuo das crenças de um e de outro, apoiando-se um no outro, na educação cristã dos filhos «que são todos batizados na Igreja católica e com o acordo do marido». Da união deste casal misto nasceram cinco filhos e seis netos a quem ensinam «valores de respeito pelos outros na diferença».
Jeannette Touré agradece ao marido que concordou que os filhos fossem católicos. «A família, especialmente a família africana, tem o dever de dar testemunho da sua fé no seu ambiente. É um desafio quando conhecemos o peso das nossas tradições. As nossas escolhas e decisões devem ajudar os que nos rodeiam para melhor compreender, aceitar e amar a Deus.»

Esta mulher realça que no nosso mundo precisamos de modelos de família. Diz ser urgente que as famílias retornem à sua missão. «Construir uma família exige um compromisso generoso de cônjuges nesta aventura formidável, um desafio para a decisão de viver em fidelidade, uma aposta feita em amor sem olhar para trás.» Nota ainda que as «famílias cujos contornos não são claros, onde cada um faz o que quer e pensa, não vão muito longe».
Terminou o seu testemunho referindo o desafio que as famílias enfrentam hoje: a dedicação ao serviço dos outros na cidade, nas associações para entrarem em relação com Deus.

Pode acompanhar todos os trabalhos do Sínodo no site www.sinododafamilia.familiacrista.com

Foto: D.R.

0 comentários:

Enviar um comentário