19 de outubro de 2014

Missa de encerramento do Sínodo e beatificação de Paulo VI

Foi beatificado esta manhã em Roma, na praça de São Pedro e perante 70.000 fiéis, o Papa Paulo VI.
Na celebração, que foi simultaneamente a de encerramento do Sínodo, o Papa Francisco recordou um homem humilde que soube “dar a Deus o que é de Deus” e agradeceu por todo o seu trabalho de serviço à Igreja. “Obrigado, nosso querido e amado Papa Paulo VI! Obrigado pelo teu humilde e profético testemunho de amor a Cristo e à sua Igreja!”

Referindo-se a Paulo VI como o grande “timoneiro do Concílio”, num contexto “secularizado e hostil”, Francisco reforçou o papel do beato na condução da Igreja como “mãe amorosa de todos os homens e medianeira de salvação» (Carta enc. Ecclesiam suam, prólogo).”

Invocando o papel do Sínodo na contribuição para esta missão, Francisco recorreu às palavras de Paulo VI para relembrar o objetivo de “caminhar juntos” (significado de Sínodo). “Ao perscrutar atentamente os sinais dos tempos, procuramos adaptar os métodos (...) às múltiplas necessidades dos nossos dias e às novas características da sociedade”.


Em jeito de balanço, o Santo Padre afirmou que a caminhada destes dias foi de trabalho “com verdadeira liberdade e humilde criatividade”. O Papa invocou o Espírito Santo para que “continue a acompanhar o caminho que nos prepara, nas Igrejas de toda a terra, para o Sínodo Ordinário dos Bispos no próximo Outubro de 2015, com a garantia de que a Igreja continuará a trabalhar. “Semeámos e continuaremos a semear, com paciência e perseverança, na certeza de que é o Senhor que faz crescer tudo o que semeámos (cf. 1 Cor 3, 6)”.

Texto: Rita Bruno
Foto: Sala de Imprensa da Santa Sé

0 comentários:

Enviar um comentário