5 de outubro de 2014

Papa inicia Sínodo com críticas a quem «frustra o sonho de Deus»


O Papa Francisco deu hoje início ao Sínodo para a Família com uma celebração na Basílica de S. Pedro, no Vaticano. Numa celebração participada por todos os bispos e leigos que tomarão parte nos trabalhos do Sínodo, Francisco aproveitou as leituras do dia para deixar alguns recados aos participantes no Sínodo, em particular a todos os que, nas últimas semanas, têm extremado posições na discussão das suas ideias.

Com a parábola de Jesus sobre os servos que não cuidavam da vinha do seu Senhor como pano de fundo, o Papa afirmou, na homilia, que Jesus pretendia dirigir-se aos «sumos sacerdotes e aos anciãos do povo». «Foi a eles, de modo particular, que Deus confiou o seu “sonho”, isto é, o seu povo», e é esta a «tarefa dos líderes do povo: cultivar a vinha com liberdade, criatividade e diligência».

Francisco diz que «a tentação da ganância está sempre presente», e que «os maus pastores carregam sobre os ombros do povo pesos insuportáveis, que eles próprios não põem nem um dedo para os deslocar», citando o Evangelho de Mateus.

Sobre o Sínodo, Francisco explica as «assembleias sinodais não servem para discutir ideias bonitas e originais, nem para ver quem é mais inteligente». «Servem para cultivar e guardar melhor a vinha do Senhor, para cooperar no seu sonho, no seu projeto de amor a respeito do seu povo. Neste caso, o Senhor pede-nos para cuidarmos da família, que, desde os primórdios, é parte integrante do desígnio de amor que ele tem para a humanidade», explicou o Santo Padre.

Explicando que «a nós também nos pode vir a tentação de nos “apoderarmos da vinha do Senhor”, o Papa deixou uma mensagem indireta a todas as polémicas que têm surgido por causa deste Sínodo. «O sonho de Deus embate-se sempre com a hipocrisia de alguns dos seus servidores», explicou o Santo Padre, que avisou que «podemos frustrar o sonho de Deus, se não nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo».

Neste sentido, o Papa pediu a todos, mas em particular aos bispos que irão estar no Sínodo, que os seus corações e mentes «sejam guardados em Cristo Jesus pela “paz de Deus que ultrapassa toda a inteligência”», citando S. Paulo.

O Sínodo para a Família inicia os seus trabalhos sinodais amanhã, segunda-feira, logo pelas 7 horas da manhã, com a primeira congregação, que será aberta pelo Papa Francisco, e que terá transmissão em direto aqui, em www.sinododafamilia.familiacrista.com

Texto: Ricardo Perna
Fotos: CTV e Sala de Imprensa da Santa Sé

0 comentários:

Enviar um comentário