7 de outubro de 2014

D. Chibly Langlois lembrou vítimas da fome e da guerra

O cardeal haitiano D. Chibly Langlois denunciou hoje durante o Sínodo dos Bispos o sofrimento das famílias afetadas pela violência, a fome e a pobreza em todo o mundo. «São incalculáveis as famílias que sofrem por causa da miséria, da exploração, da violência e da guerra», disse, durante o tempo de oração que deu início à terceira sessão de trabalhos da assembleia geral extraordinária.

O cardeal haitiano referiu que o mundo evoluiu no plano da tecnologia, dos meios de comunicação e de produção, mas que isso não impediu que continue a estar marcado por «injustiças de todos os géneros, de que são vítimas numerosas populações». O bispo de Les Cayes, criado cardeal pelo Papa Francisco, sustentou que esta assembleia sinodal sobre a família, que decorre até ao próximo dia 19, é um «lugar propício para, de forma unânime, dizer em nome de todas as famílias da terra» que as «injustiças gritantes» não «honram a dignidade humana».

Neste contexto, citou situações de conflito ou miséria como na Síria, Iraque, África e outras partes do mundo, incluindo o Haiti. D. Chibly Langlois apelou a uma «fé ativa» que «opera pela caridade», por parte das famílias católicas e disse que muitos dos problemas da sociedade nascem da «falta de fé e de amor».

A intervenção concluiu-se com uma invocação de Nossa Senhora do Rosário, a festa litúrgica deste dia, para que «cessem as injustiças, as violências e as guerras de todos os tipos».

Texto: Agência Ecclesia

0 comentários:

Enviar um comentário