18 de novembro de 2014

Papa convida a defender família perante ameaças contemporâneas

O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano os bispos católicos da Zâmbia, perante os quais deixou um alerta para os «grandes desafios» que ameaçam a vida social e eclesial, em particular para as famílias. «Quando as famílias estão em perigo, então a vida da fé também está em risco. Como vós próprios relatastes, muitos - especialmente os pobres na sua luta pela sobrevivência - são enganados por promessas vazias em falsos ensinamentos que parecem oferecer alívio rápido em tempos de desespero», assinalou, num discurso entregue aos membros da conferência episcopal do país africano.
A intervenção desafiou os bispos a não se esquecerem de ir ao encontro dos membros mais desfavorecidos da sociedade, entre os quais estão os pobres e os que sofrem com o HIV/SIDA. «A grande maioria dos pobres tem uma abertura especial para a fé, precisam de Deus e devemos oferecer-lhes a sua amizade, a sua bênção, a sua palavra, a celebração dos sacramentos e um caminho de crescimento e maturidade na fé», sustentou.

O Papa convidou os bispos a serem sempre solícitos na defesa do "santuário da vida" que é a família, célula fundamental da sociedade e da Igreja. Francisco encorajou ainda os responsáveis eclesiais a estarem perto dos jovens, para ajudá-los a encontrar os seus objetivos, na vocação à vida matrimonial ou na vocação celibatária à vida sacerdotal ou consagrada.

Em conclusão, o Papa falou da «necessidade imperiosa» de evangelizar as culturas para inculturar o Evangelho. «Apesar do encontro, por vezes doloroso, de formas antigas com a nova esperança que Cristo traz a todas as culturas, a palavra da fé criou raízes profundas, multiplicando-se cem vezes mais, e uma nova sociedade zambiana transformada pelos valores cristãos emergiu», observou.

Texto: Agência Ecclesia
Foto: D.R.

0 comentários:

Enviar um comentário